quinta-feira, 1 de maio de 2025

MFP - Museu de Filatelia de Portugal: Coleção de Selos de Portugal 1979 a 1985 (coleção de Sérgio G. Pedro)



MFP - Museu de Filatelia de Portugal: Coleção de Selos de Portugal 1979 a 1985 (coleção ...:   

Uma retrospectiva das emissões filatélicas lançadas entre 1979 e 1985, um período rico em diversidade temática e cultural. Estas emissões refletem a história, a cultura e os valores de Portugal, celebrando eventos nacionais e internacionais, figuras históricas e causas sociais.

1979
O ano de 1979 foi marcado por uma variedade de temas significativos. A emissão “O Emigrante Português” homenageou a contribuição dos emigrantes portugueses, enquanto “Instrumentos de Trabalho” destacou ferramentas e instrumentos tradicionais. A luta contra a poluição sonora e a celebração do 30º aniversário da OTAN também foram temas abordados. A série EUROPA-79 promoveu a cooperação europeia, e o Ano Internacional da Criança foi comemorado com uma emissão especial. O Dia de Portugal, os direitos das pessoas com deficiência mental e o 50º aniversário do B.I.E./UNESCO foram igualmente celebrados. Carros populares portugueses e grandes vultos do pensamento republicano também tiveram destaque, assim como a promoção de um serviço nacional de saúde e a celebração do Natal.

1980
Em 1980, os CTT comemoraram a primeira emissão de selos dos Açores e da Madeira, além do 75º aniversário do Rotary International. A série “Grandes Vultos do Pensamento Republicano” continuou, e a emissão EUROPA-80 fez parte da série anual. Os animais do Zoo de Lisboa, o IV centenário da morte de Camões e da obra “A Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto foram temas destacados. A Conferência Mundial de Turismo e a exposição filatélica LUBRAPEX-80 também foram celebradas. A poupança de energia e o 2º centenário da Academia das Ciências de Lisboa foram igualmente abordados, assim como a escolha entre tabaco e saúde.

1981
O ano de 1981 trouxe os censos de 1981, barcos dos rios portugueses e cães de raça portuguesa para os selos. Cinco séculos de azulejos em Portugal foram celebrados, assim como o Dia do Trabalhador e a série EUROPA-81 focada no folclore. O 750º aniversário da morte de Santo António de Lisboa, a descoberta da Ilha da Madeira e os 125 anos do caminho de ferro em Portugal foram temas comemorativos. Os bombeiros portugueses foram homenageados, e o Natal de 1981 foi celebrado com uma emissão especial.

1982
Em 1982, o 8º centenário do nascimento de São Francisco de Assis e o 1º centenário da elevação de Figueira da Foz a cidade foram celebrados. A série sobre flores regionais dos Açores continuou, e o 25º aniversário da Comunidade Económica Europeia (CEE) foi marcado. Grandes acontecimentos desportivos e o 1º centenário da rede telefônica pública em Portugal foram destacados. A visita do Papa João Paulo II a Portugal, as aves da Reserva Natural do Estuário do Tejo e o centenário da descoberta do bacilo da tuberculose foram temas importantes. A campanha contra o alcoolismo na estrada e a exposição filatélica LUBRAPEX-82 também foram abordadas, assim como o 2º centenário da morte do Marquês de Pombal e a arquitetura e etnografia regionais dos Açores e da Madeira.

1983
O ano de 1983 celebrou os 75 anos da Administração-Geral do Porto de Lisboa e o centenário da Alliance Française. A promoção das exportações e o Ano Mundial das Comunicações foram temas destacados. A série sobre uniformes militares portugueses focou na marinha, e a série sobre azulejos continuou. A XVII EXPO e a série EUROPA-83 foram parte das emissões, assim como a Conferência Europeia dos Ministros dos Transportes. As bandeiras das regiões autónomas dos Açores e da Madeira foram celebradas, e as espécies marinhas ameaçadas da costa portuguesa foram destacadas. O 6º centenário da Revolução de 1383 e a exploração espacial também foram temas importantes, além da celebração do Natal de 1983.

1984
Em 1984, o centenário do Jardim Zoológico de Lisboa foi celebrado, e a série sobre uniformes militares portugueses continuou com foco na Força Aérea. A série sobre flores regionais dos Açores prosseguiu, e o 30º aniversário da OUA foi marcado. A série EUROPA-84 e a Conferência Mundial de Telecomunicações foram temas destacados. A arquitetura religiosa dos Açores e a etnografia da Madeira foram celebradas, assim como a promoção do desporto e a celebração do Natal de 1984.

1985
O ano de 1985 começou com a celebração do Ano Internacional da Juventude e a série sobre uniformes militares portugueses focada no Exército. A série sobre flores regionais dos Açores continuou, e o 40º aniversário da ONU foi marcado. A série EUROPA-85 e a Conferência Mundial da Mulher foram temas destacados. A arquitetura civil dos Açores e a etnografia da Madeira foram celebradas, assim como a promoção da segurança rodoviária e a celebração do Natal de 1985.

Estas emissões filatélicas são um testemunho da rica história e cultura de Portugal, celebrando uma diversidade de temas que continuam a inspirar colecionadores e entusiastas da filatelia.

Sem comentários:

Enviar um comentário