Descrição da
Peça
- Origem:
Hamburgo, Alemanha
- Destino:
Lisboa, Portugal
- Data
de expedição: 7 de novembro de 1837 (pré-filatélica)
- Destinatário: "Messrs. Stuckie & Gerslacher"
- Conteúdo indicado: "Consignee Letter with Bill of Lading"
Marcas postais:
- Valor de porte manuscrito: "160" (em azul) réis, indicando o custo de transporte até o destino.
- Marca de entrada em Portugal: carimbo quadrado azul "12-LISBOA-12" no verso, indicando receção em Lisboa.
Esta peça
representa o correio internacional entre dois importantes centros comerciais
europeus no século XIX, antes da introdução de selos postais. A presença de
marcas manuscritas e carimbos de entrada é relevante para o estudo das rotas
postais e tarifas pré-filatélicas.
A menção ao
conteúdo ("Bill of Lading") também enriquece a análise, pois liga a
peça ao comércio marítimo.
Esta peça
pré-filatélica com marcas manuscritas e carimbo de entrada, é representativa de
um período anterior à introdução dos selos em Portugal (1853) e na Alemanha
(1849).
Rota Marítima Provável de Hamburgo para Lisboa em 1837
- Saída de Hamburgo pelo Rio Elba: Os navios partiam do porto de Hamburgo, navegando pelo rio Elba até alcançar o Mar do Norte.
- Travessia do Mar do Norte: A embarcação seguiria rumo sudoeste, contornando a costa da Holanda e Bélgica, passando pelo Canal da Mancha ou diretamente pelo Estreito de Dover, dependendo das condições climáticas e da carga.
- Costa Atlântica da França e Espanha: A rota continuaria ao longo da costa atlântica da Europa, passando por portos como Brest, La Rochelle ou Bordeaux (França), e depois pela costa norte da Espanha (Santander, Corunha).
- Entrada em águas portuguesas: Finalmente, o navio seguiria para sul até alcançar Lisboa, entrando pelo estuário do Tejo.
Características da Rota
- Duração: Dependia das condições do mar e do vento, podendo levar de 10 dias a várias semanas.
- Tipo de navio: Normalmente brigs, barcas ou schooners, embarcações comuns no transporte de carga e correspondência.
- Carga típica: Produtos manufaturados, matérias-primas, correspondência comercial e documentos como "bills of lading".
Essa rota era parte de uma rede comercial europeia bem estabelecida, e a carta mencionada é um exemplo valioso da documentação que acompanhava esse tipo de comércio.
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