sábado, 19 de julho de 2025

Carta Comercial Pré-Filatélica de Hamburgo para Lisboa (1837): Testemunho do Correio Internacional e do Comércio Marítimo no Século XIX

 


Descrição da Peça

  • Origem: Hamburgo, Alemanha
  • Destino: Lisboa, Portugal
  • Data de expedição: 7 de novembro de 1837 (pré-filatélica)
  • Destinatário: "Messrs. Stuckie & Gerslacher"
  • Conteúdo indicado: "Consignee Letter with Bill of Lading"

Marcas postais:

  • Valor de porte manuscrito: "160" (em azul) réis, indicando o custo de transporte até o destino. 
  • Marca de entrada em Portugal: carimbo quadrado azul "12-LISBOA-12" no verso, indicando receção em Lisboa.

Esta peça representa o correio internacional entre dois importantes centros comerciais europeus no século XIX, antes da introdução de selos postais. A presença de marcas manuscritas e carimbos de entrada é relevante para o estudo das rotas postais e tarifas pré-filatélicas.

A menção ao conteúdo ("Bill of Lading") também enriquece a análise, pois liga a peça ao comércio marítimo.

Esta peça pré-filatélica com marcas manuscritas e carimbo de entrada, é representativa de um período anterior à introdução dos selos em Portugal (1853) e na Alemanha (1849).


Rota Marítima Provável de Hamburgo para Lisboa em 1837

  • Saída de Hamburgo pelo Rio Elba: Os navios partiam do porto de Hamburgo, navegando pelo rio Elba até alcançar o Mar do Norte.
  • Travessia do Mar do Norte: A embarcação seguiria rumo sudoeste, contornando a costa da Holanda e Bélgica, passando pelo Canal da Mancha ou diretamente pelo Estreito de Dover, dependendo das condições climáticas e da carga.
  • Costa Atlântica da França e Espanha: A rota continuaria ao longo da costa atlântica da Europa, passando por portos como Brest, La Rochelle ou Bordeaux (França), e depois pela costa norte da Espanha (Santander, Corunha).
  • Entrada em águas portuguesas: Finalmente, o navio seguiria para sul até alcançar Lisboa, entrando pelo estuário do Tejo.

Características da Rota

  • Duração: Dependia das condições do mar e do vento, podendo levar de 10 dias a várias semanas.
  • Tipo de navio: Normalmente brigs, barcas ou schooners, embarcações comuns no transporte de carga e correspondência.
  • Carga típica: Produtos manufaturados, matérias-primas, correspondência comercial e documentos como "bills of lading".

Essa rota era parte de uma rede comercial europeia bem estabelecida, e a carta mencionada é um exemplo valioso da documentação que acompanhava esse tipo de comércio.


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