terça-feira, 26 de novembro de 2024

Timbre Marianne de l'avenir 2023 tirage autoadhésif - TVP 20g international violet

 

Nature de l'envoi : Lettre internationale

Poids maximum : 20 g

Destination de l'envoi : International


Le timbre d'usage courant représente la République et évolue avec son temps, pour s'inscrire dans les courants artistiques et sociétaux de son époque.

Le timbre Marianne est porteur des valeurs de la République et constitue un attribut de la représentation officielle de l'État. Le Président a ainsi choisi Marianne de l'avenir pour illustrer les nouveaux timbres.

L'artiste Yseult Digan, alias YZ, a donné vie à cette nouvelle Marianne. Son oeuvre empreinte de poésie, ses portraits de femmes fières, nous accompagnent sur les murs de nos villes, racontant notre époque.

Marianne l'engagée symbolise l'avenir, le progressisme, la liberté, l'égalité et la fraternité.

Postal de Estoi (Algarve) Ribeiro do Rio Seco com selo de Autoridade do Rei D. Dinis 50 centavos obliterado com marca dia dos CTT Boliqueime

 



Edição Serafim

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Postal Máximo Jardim do Miradouro de Santa Luzia e vista parcial de Alfama (marca dia CTT Cais dos Soldados - Lisboa)

 

Descrição

Possui um monumento comemorativo a Júlio de Castilho (1840-1919), com busto de bronze, sobre plinto de pedra de calcário e uma de São Vicente, toda em pedra.

Acessos

Rua do Loureiro

Proteção

Incluído na Zona de Proteção do Castelo de São Jorge e restos das cercas de Lisboa (v. IPA.00003128) / Parcialmente incluído na Zona de Proteção da Igreja Paroquial de Santiago (v. IPA.00003998) e na Zona de Proteção da Igreja de Santa Luzia (v. IPA.00003123)

Época Construção

Séc. 20

Arquiteto / Construtor / Autor

ESCULTORES: Costa Mota (1929); Raul Xavier (1970).

Cronologia

1929, 25 Julho - colocação no local de um monumento comemorativo a Júlio de Castilho, executado por Costa Mota, erigido pela Comissão Administrativa do Município de Lisboa; 1970, 25 Outubro - colocação no local de uma estátua a representar São Vicente, executada por Raul Xavier.

Informação retirada de: SIPA - Sistema de Informação para o Património Arquitectónico

domingo, 3 de novembro de 2024

Dia da Mulher (noticiário filatélico n.º 11/2024) - Sobrescrito com carimbo comemorativo - Lisboa

 


O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de março. O dia é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar neste dia - 8 de março -, mas só a 16 de dezembro de 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.

O tema de 2024 é «Investir nas mulheres: Acelerar o progresso», realça a importância da igualdade de género, da capacitação das mulheres e raparigas, e dos seus direitos a vidas mais saudáveis.

Texto retirado de: Eurocid