terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Emissão de etiquetas autoadesivas "Sustentabilidade" (noticiário filatélico n.º 70/2023)



A gestão sustentável de uma empresa ou instituição pública visa gerir os impactos socioambientais da atividade, positivos e negativos, de forma a assegurar a respetiva viabilidade financeira a longo prazo, a manutenção do nível de emprego e uma contribuição positiva para a sociedade, hoje e no futuro. Demonstra-se que a aplicação deste tipo de gestão traz uma maior resiliência e vantagens competitivas para as organizações. Os CTT Correios de Portugal são a «marca» mais antiga do país e uma das que maior reconhecimento e notoriedade possuem em todo o território nacional. Devido à tipologia das tarefas que fazem parte do seu core business, em Portugal e Espanha, os meios humanos e materiais utilizados são de grande dimensão: quase 13 000 trabalhadores e trabalhadoras, cerca de 4000 veículos próprios que percorrem mais de 66 milhões de quilómetros por ano, para garantir o transporte e a distribuição dos objetos postais, encomendas e expresso, aos quais se soma cerca do dobro da distância em atividade subcontratada. Desta forma, os CTT olham para a Sustentabilidade como um tema central da sua estratégia de desenvolvimento e já o fazem há muitos anos. Por exemplo, operam veículos elétricos, tanto de movimentação de mercadorias como de pessoas, desde 1999. No país, são pioneiros nesta prática. Para já não falar dos percursos apeados e da utilização secular das bicicletas pelos nossos carteiros. Hoje, circulam com as cores e a marca CTT mais de 600 veículos com essas caraterísticas. É a maior frota alternativa do país na área dos Transportes e da Distribuição. Uma empresa com tanta tradição e relevância no país deve ser agente da transição para uma economia de baixo carbono, sendo objetivo dos CTT continuar a expandir, de forma acelerada, as entregas 100% elétricas. Da mesma forma, os CTT têm o desafio crucial de maximizar o impacto positivo que têm junto das comunidades que servem. Com uma das maiores redes de pontos de contacto distribuídas por todo território português, do continente às ilhas, e também em Espanha, com uma equipa de carteiros e distribuidores em contacto direto com a população, os CTT são um fator de integridade territorial, com um papel importante no combate à desertificação e ao isolamento nas áreas rurais, ou mesmo de proximidade às populações vulneráveis a viver nos centros das grandes cidades. É necessário adaptar comportamentos e estratégias de gestão que promovam o equilíbrio entre o crescimento económico, o respeito pelos limites do planeta na utilização dos recursos naturais disponíveis e a promoção do bem-estar social, para que as gerações futuras também o possam fazer. «Quando a evolução é natural, o crescimento é sustentável.».

(texto retirado da pagela anunciadora de emissão)

FDC Lisboa

FDC Porto


Dados Técnicos / Technical 

Data Emissão / issue: 2023 / 10 / 09

Etiquetas / labels 3 x €0,61 3 x €0,90 3 x €1,05 3 x €1,15 

Também podem ser fornecidas etiquetas com impressão ”Correio Azul” com os valores de €0,80 e €4,00. Labels with overprint “Correio Azul” are also available at the value of €0,80 and €4,00.

Ilustrações / ilustrations Luís Taklim

Tradução / translation Kennis Translations 

Papel / paper - FSC 110 g/m 2 

Formato / size Etiquetas / labels : 55 x 30 mm 

Impressão / printing - offset mpressor / printer - Copidata S.A. 

Sobrescrito de 1.º dia / FDC DL 

Pagela / brochure

Obliterações do 1.º dia em First-day Cancellations

- Loja CTT Restauradores Praça dos Restauradores, 58 1250-998 LISBOA 

- Loja CTT Palácio dos Correios Praça da Trindade, n.º 32 4000-999 PORTO.


Duplicados de coleção para venda







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