segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Portugal 2017 Etiquette Red Wine Reserva Vin Rouge Vinho Regional Alentejo rótulo Aragonez Trincadeira Alicante

 


(rótulo retirado de garrafa "usado" e colado em cartolina)

Ideal para acompanhar todo o tipo de grelados e assados.

Alabastro é um vinho cujo nome é inspirado num mármore semi-precioso encontrado no Alentejo. Procurou-se produzir um vinho tal como a pedra, mineral e fresco. E, tal como esta pedra, o Alabastro é um vinho resistente.

Notas de Prova

CorVinho de cor rubi profunda
Aromaaromas de frutos vermelhos complementados por notas de baunilha e madeira tostada que lhe dá alguma complexidade.
SaborNa boca é encorpado, e macio com notas de frutos vermelhos e especiarias.

 

CastasAragonês (45%); Trincadeira (35%), Alicante Bouschet (20%)
Vindima/Vinificação 
Estágio6 meses em madeira.
EnólogoHugo Carvalho
Teor Alcoólico (%)14,5
AlergéniosContém sulfitos e dióxido de enxofre
País de origemPortugal
RegiãoAlentejo
Nome do produtorQuinta da Bacalhôa
Morada do produtorRua do Comércio, 444, Apartado 6
3781-908 Sangalhos
Portugal
História do produtor

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A. alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.

Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Sem comentários:

Enviar um comentário