Os CTT – Correios de Portugal lançaram no dia 13 de abril, um Inteiro Postal da República (IP) para comemorar o centenário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). Com uma tiragem de 3 000 exemplares, o IP está em circulação com uma taxa de N20g.
A fundação da Federação Portuguesas de Atletismo começou a ser tratada em setembro de 1921, com a criação de uma Comissão Dirigente da Federação de Sports Athletics que incluía diversas personalidades do desporto nacional. Mais tarde, no dia 5 novembro do mesmo ano, foi formalmente constituída a Federação.
Este percurso de 100 anos – que evocamos em 2022 por causa das consequências do surto pandémico – destaca as participações em Jogos Olímpicos e as medalhas olímpicas conquistadas, os recordes nacionais e internacionais e a plêiade de grandes atletas que realçaram com as suas proezas este desporto feito de muitas especialidades.
No seguimento da homenagem que prestaram em 2018 ao Professor Mário Moniz Pereira, figura maior do atletismo em Portugal, os CTT não deixaram de sublinhar igualmente esta efeméride numa cerimónia que teve lugar esta manhã na Fundação Portuguesa das Comunicações, com a presença do Presidente do Comité Olímpico Português e do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.