Os CTT – Correios de Portugal lançaram no dia 10 de abril, o 1.º grupo da emissão filatélica dedicada aos Instrumentos Musicais das Bandas Filarmónicas.
“No século XIX, as bandas de música tornaram-se muito populares na sociedade civil, através do designado «movimento filarmónico», que em Portugal teve início no período liberal, à luz da nova Constituição de 1838, que deu liberdade de associação e abriu caminho ao associativismo cultural e recreativo. Na segunda metade do século XIX, as «sociedades filarmónicas» protagonizaram esse movimento de democratização de cultura musical, através de eventos frequentados pela burguesia nos espaços públicos, onde se podiam encontrar pessoas de todas as classes sociais”, lê-se na pagela desta emissão.
Esta emissão é composta por quatro selos, com um valor facial entre os 0,61 euros e os 1,15 euros, que ilustram o bombardino, a trompa, o trombone e a caixa de rufo.
As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal e Antero de Quental, em Ponta Delgada.
O design dos selos esteve a cargo de Hélder Soares, da Unidesign.
Sem comentários:
Enviar um comentário