Remetente (Paulette)
Mensagem em francês indicando estadia em Semmering: “Ici au Semmering où nous passons d’agréables et intéressantes journées auprès des professeur Freud nous voir.” (Aqui em Semmering temos passados dias agradáveis e interessantes após o Professor Freud nos ter visto), frase que deve entender-se literalmente: Freud e Anna Freud encontravam-se frequentemente no Semmering, onde Freud recebiam visitas e, por vezes, pacientes em contexto informal.
A presença de Freud no Semmering está documentalmente atestada — por exemplo, em carta escrita na Villa Schüler, no Semmering, em 13.9.1925, e novamente em julho de 1927, também a partir de Semmering, numa carta a Sándor Ferenczi. Assim, a referência à visita a Freud no postal de 1927 é histórica e clinicamente plausível.
Destinatário
Madame A. Hertzmann, Wildenstein (Haut-Rhin), Frankreich.
Selo
Áustria, Definitivos 1925/27 — Golden Eagle (Mi AT 460), emitido em 01.06.1925, válido até 31.12.1930.
Interesse histórico-postal
Testemunho simultâneo da promoção turística alpina Höhenkurort / Wintersportplatz) e da vida privada de Sigmund Freud, que utilizava Semmering como refúgio de verão e local onde continuava a acompanhar colegas e pacientes. A data de 1927 coincide também com a fase de preparação e publicação das suas obras tardias, sendo o postal um raro documento da sua sociabilidade alpina nesse período.

Sem comentários:
Enviar um comentário