segunda-feira, 8 de abril de 2019

Portugal 2019 FDC 700 Ordem Cristo l'ordre Christ Order Ordina Castelo Castro Marim Infante D. Henrique Nau D. Dinis

https://www.delcampe.net/en_US/collectibles/stamps/history/other/portugal-2019-fdc-700-ordem-cristo-lordre-christ-order-ordina-castelo-castro-marim-infante-d-henrique-nau-d-dinis-746009630.html

“A emissão filatélica é composta por dois selos e um bloco filatélico com um selo; os dois selos têm uma tiragem de 100.000 exemplares cada, e os valores faciais de, 0,53 e 1,00 euro”, e o bloco filatélico, com um selo, tem o valor de dois euros e uma tiragem de 35.000 exemplares.  segundo a mesma fonte.
design dos selos é de Elizabete Fonseca do ateliê Design&etc, e os selos têm uma dimensão de 40X30,6 milímetros e o bloco 125X95 milímetros.
Os selos mostram D. Dinis, a Bula “Ad Ea Quibus Cultus Augeatur”, de João XXII, que instituiu a Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, em 1419, o Infante D. Henrique, filhos do Rei D. João I, e uma caravela portuguesa.
O bloco filatélico com um selo “traz consigo as regras e definições da Ordem do Mestrado de Nosso Senhor Iesu Christo; a Leitura Nova, ‘Livro 4 da Estremadura’, e Castro Marim, situado no Extremo de Portugal e Castela por Duarte de Armas, escudeiro da casa do Rei D. Manuel I”.
O castelo da vila de Castro Marim, no Algarve, foi a primeira sede da ordem, que depois se instalou definitivamente até 1834 no Convento de Cristo, em Tomar. A Ordem de Cristo foi constituída como herdeira da Ordem dos Templários, extinta em 1312 pelo papa Clemente V.
A Ordem dos Templários, “Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão”, tem a sua origem no início do século XII, no âmbito da I Cruzada, e instalou-se desde o Condado Portucalense para apoiar a Reconquista Cristã e ajudar a fixar a fronteira na zona entre os rios Mondego e  Tejo, a norte de Santarém.
D. Dinis salvou para Portugal os bens e o conhecimento dos Templários, transformando a Ordem Religioso-Militar, com o assentimento papal proclamado na Bula “Ad ea ex quibus”, de 14 de março de 1319, de João XXII, na nova Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta Ordem, uma vez terminada a Reconquista, foi a base fundamental para a Expansão Marítima.
Atualmente a Ordem Militar de Cristo é uma condecoração atribuída a quem se distinga por serviços prestados ao país no exercício das funções de soberania.
Retirado de: 
https://fmsimoes.blogs.sapo.pt/700-anos-da-ordem-de-cristo-em-selos-370712

Sem comentários:

Enviar um comentário