sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Selo raro da Índia vendido por £500,000


Uma linha de selos oficiais da Índia em 1948 foi vendido por Stanley Gibbons por um recorde de £ 500.000.
A faixa marginal de quatro dos 10r marrom-púrpura e lago com a impressão sobre 'Serviço' (para uso oficial) foi comprada por um colecionador / investidor não identificado da Austrália.
Impresso em fotogravura por Courvoisier na Suíça, o selo foi o principal valor no conjunto do primeiro aniversário da independência de quatro, todos retratando Mahatma Gandhi. Todos os quatro valores são escassos com as impressões sobre 'Serviço', e os 10r são extremamente raros.
Apenas duas folhas de 50 foram impressas sobrepostas: uma no Museu Postal de Délhi e a outra foi fornecida à Secretaria do Governador-Geral para uso em seu correio oficial.
Apenas 13 desses 50 selos emitidos são contabilizados com autoridade, incluindo um bloco de quatro que está na Royal Philatelic Collection. Além da linha de selos vendida por Gibbons, os únicos exemplos em mãos particulares são individuais; o revendedor diz que vendeu um selo por 160.000 libras no ano passado, para um cliente no Uruguai.
Keith Heddle, diretor administrativo de investimentos da Gibbons, disse: "O mercado de raridades indianas de alta qualidade tem sido forte há vários anos, apoiado pelo desejo da rica diáspora indiana e de clientes internacionais experientes em possuir ativos históricos". O selo foi emitido em agosto de 1948, sete meses após o assassinato de Gandhi e dois meses após a nomeação de Chakravarti Rajagopalachari como o último governador-geral da Índia e o único nacional indiano a ocupar o cargo.

Sem comentários:

Enviar um comentário