https://www.delcampe.net/fr/collections/timbres/religions/christianisme/portugal-2020-sinais-de-criancas-expostas-santa-casa-da-misericordia-token-joao-da-cruz-susana-santo-antonio-gospel-987937142.html
Sinais de Crianças Expostas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
A partir do Séc. XVI foram muitas crianças deixadas ao cuidado da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Os pais colocavam os recém-nascidos na Roda dos Expostos, juntando marcas identificadoras para, mais tarde, os poderem resgatar - a estes objetos chamam-se Sinais Expostos
Sinal de João da Cruz
Criança Exposta n.º 1043, nascida em 14 de setembro de 1802.
Sinal em papel, tecido, metal e moscovite. Inclui um evangeliário de São João e uma cestinha de verga pintada de encarnado e verde, atados com fitas amarelas e c-de-rosa, na extremidade efetuado para efeitos de validação.
Sinal de Susana
Criança exposta n.º 1581, nascida em 1812.
Sinal em papel, tecido, madeira e metal. Inclui uma fita roxa e uma dezena de contas castanhas, com uma cruz de latão pendente, com a imagem de Cristo e, no verso, de Nossa Senhora.
Sinal de Maria das Dores da Cunha
Criança exposta n.º 2322, nascida em 18 de novembro de 1863.
Sinal em papel, tecido e cera. Inclui uma bolsa de tecido encarnado com um pedaço de cera de abelha, uma gravura de Santo António e uma cruz patriarcal estampada em tecido branco.
Sem comentários:
Enviar um comentário